BINGO DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS: UM PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM BIOLOGIA

Conteúdo do artigo principal

Luana Cristina Geraldo MORO
Oscar Augusto MARQUES
Maria José de Araújo MARTINS
Berenice da Silva MARTINS
Fernando Sérgio Ferreira DIONÍSIO

Resumo

Introdução: De forma geral, o ensino de Ecologia é abordado de forma descontextualizada na Educação Básica, sendo comum a utilização de exemplos estrangeiros nos livros didáticos. Os conceitos ecológicos são normalmente tratados de forma fragmentada, não ocorrendo interligação entre os conceitos. Objetivo: Dessa forma, propõe-se a abordagem de interações ecológicas na forma de jogo pedagógico, desenvolvido pelos alunos do Pibid Biologia para ser trabalhado com os alunos de Educação Básica da E. E. Prof. Cícero Barbosa Lima Júnior. Metodologia: Os alunos foram separados em quatro grupos. Cada grupo recebeu uma cartela contendo 15 exemplos de relações: predadores, presas, simbiontes, comensais e outras. O narrador possuía as peças com nomes de diferentes organismos: cobra, pássaro, gavião, roedor, sapo, gafanhoto. A cada dois organismos sorteados, os alunos marcavam, se possuíssem, em sua cartela a relação estabelecida entre eles. O primeiro grupo a completar a cartela foi considerado o vencedor. Resultados e discussão: Observou-se que os alunos participaram com prazer do jogo, tendo sido despertado neles o interesse pelo conteúdo trabalhado, uma vez que, muitos deles, comentaram ao final, que não tinham conhecimento das complexas interações estabelecidas entre os seres vivos de uma comunidade.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

BERTOLDI, O.G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & Sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia: terceiro ciclo: ensino fundamental. São Paulo: Scipione, 2000.

BEGON, M.; TOWNSEND, C. R.; HARPER, J. L. Ecologia: de indivíduos a

ecossistemas. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 740p.