O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE PSICOLOGIA

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João Paulo de Lima ROCHA
Leandro Cimonetti de ALMEIDA
Alexandre da Silva de PAULA

Resumo

O presente trabalho objetiva entender o processo de construção da identidade profissional, por meio de uma pesquisa realizada com alunos concluintes do curso de psicologia em um centro universitário do interior do estado de São Paulo, tendo em vista que a construção da identidade profissional se destaca como tarefa essencial para o crescimento profissional. Tomando como base os processos históricos por meio do qual acontece a construção da subjetividade individual, foram realizados questionários sócio demográficos e entrevistas norteadas por um roteiro semiestruturado com cinco participantes, todos concluintes do curso de psicologia, escolhidos randomicamente. Os dados foram analisados utilizando o método da análise de conteúdo, no qual são criadas categorias que contextualizam as falas dos indivíduos para fins de entender o processo de construção da identidade profissional. Identificamos nos relatos construções que nos levaram desde o início da construção de sua subjetividade, passando por questões de sua infância, vida escolar, adolescência, desejos, expectativas e também frustrações ao longo de sua vida. Durante a graduação ocorre uma intensificação no processo de mudanças na construção da identidade pessoal, e, mais especificamente, na identidade profissional. Conclui-se, então, que o histórico de vida e a subjetividade influenciam na internalização da identidade profissional instituída historicamente, em um processo constante de transformação da mesma. O trabalho proporcionou melhor entendimento do processo de construção da identidade profissional, podendo assim, auxiliar na construção de currículos de formação profissional, bem como no processo de orientação profissional.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS