AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
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Resumo
De acordo com Castro (2009), uma política que teve grande desenvolvimento no Brasil, nos últimos 15 anos, foi a implantação dos sistemas de avaliação educacional. Várias iniciativas formaram um eficiente sistema de avaliação em todos os níveis e modalidades de ensino e, para muitos, é considerada uma das mais abrangentes e eficientes do mundo. A política de avaliação engloba diferentes programas, tais como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Tendo em vista a retomada de conteúdos para aprimorar o desempenho dos alunos nestas avaliações, desenvolveu-se na E.E. Profa Maria Nívea Costa Pinto Freitas, sob a supervisão dos bolsistas PIBID-Matemática, uma revisão de conteúdos em nível fundamental e médio. Foram apresentadas e discutidas questões contidas em avaliações do ENEM e SARESP, fazendo com que tenham maior conhecimento sobre a estrutura das provas, como também sobre os sistemas de bolsas para ingresso no ensino superior. O projeto teve duração de seis meses e contou com a participação dos alunos do 2º e 3º anos do ensino médio. Os principais assuntos trabalhados foram: funções de 1º e 2º graus, estatística (interpretação de gráficos e tabelas, média, moda e mediana), probabilidade, razão e proporção, trigonometria e progressões. Houve grande receptividade e participação nas atividades propostas. O projeto atingiu seu objetivo ao passo que os alunos aumentaram seu nível de conhecimento nos conteúdos propostos. Por meio do projeto, foi possível identificar pontos fracos e fortes de cada aluno, facilitando o desenvolvimento de estratégias para contribuir com a aprendizagem. Para os bolsistas, complementou a formação docente dos alunos do curso de Matemática, levando em consideração a reflexão para mudanças e melhorias, alcançando o potencial desejado para educação em nosso país.
Palavra-Chave: Aprendizagem; Avaliações; Matemática.
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Referências
CASTRO, M. H. G. Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e novos desafios. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, Fundação Seade, v. 23, n. 1, p. 5-18, jan./jun. 2009. Disponível em: http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v23n01/v23n01_01.pdf. Acesso em: 12 de outubro de 2015.