ANÁLISE SEMIÓTICA DAS FOTOGRAFIAS DE OLIVIERO TOSCANI

Autores

  • Beatriz Fernanda Rufino
  • Beatriz Sant’ana Destro
  • Brendow Henrique Barbosa Cavalini
  • Eliézer Madureira Garcia
  • Ludimila Engles Meneghini
  • André Teruya Eichemberg

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar, com base em referências literárias sobre o tema, duas fotografias do polêmico fotógrafo e publicitário italiano Oliviero Toscani, especificamente da campanha produzida para a marca de roupas Benetton, que está presente no livro de sua autoria “A publicidade é um cadáver que nos sorri”. Suas obras têm diversas interpretações chocantes que provocam o ser humano e, neste artigo, recorremos à semiótica para verificar melhor algumas delas. Com base na literatura e nas análises realizadas, concluiu-se que, às vezes, uma campanha publicitária precisa ir além do comum e do já esperado. A fotografia, nesse sentido, pode proporcionar uma leitura mais aprofundada e necessária de uma marca, produto ou serviço.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Edição

Seção

ARTIGOS