PROJETO ERA UMA VEZ...
Resumo
Este trabalho de pesquisa analisa os resultados das atividades de contações de histórias infantis às crianças, como estímulos ao prazer pela leitura, promovendo a apreciação de histórias, compreensão de seu contexto, na diversidade dos conhecimentos. Aborda, por meio de leituras e atividades, o incentivo à imaginação e à criatividade, com 17 crianças de cinco anos, em seis horas semanais, do 1º semestre de 2014, na Pré-escola, da CEMEI Prof. Elza Maria de Souza Fava Figueira, em Votuporanga-SP, como orientações do programa: PIBID\Capes. Descreve, metodologicamente, atividades integradas a cada história contada, com um texto e um tema trabalhados, por meio de diferentes atividades e, de modo lúdico. Complementa, com rodas de conversas, as dramatizações e conversas dirigidas. Focaliza, com as contações de histórias, a percepção de que os livros trazem informações e conhecimentos, proporcionando à criança o desenvolvimento cognitivo, a cultura, a interpretação do mundo que a cerca, na interação com o mundo literário. Impacta áreas de conhecimentos diversos, contidos neste projeto e, no decorrer das atividades com os alunos, eles puderam desenvolver e estimular diversas habilidades, além da ampliação de conhecimentos, que refletiram no seu desenvolvimento, em sala de aula. Prioriza, especificamente, a escolha de histórias pertinentes à faixa etária e se justifica pela necessidade dos educadores reavivarem a arte de contar histórias, dentro do contexto escolar. Conduz as crianças a construírem seus próprios conhecimentos, tendo a história como um excelente recurso pedagógico.Referências
BRASIL. Resolução nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009. Fixa as diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica.
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HUMANAS E SOCIAIS