A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES RECREATIVAS DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Danilo Antônio Tavares MENEZES
  • Valter Mariano dos SANTOS JUNIOR

Resumo

Recreação vem de recreio, para as crianças “hora de brincar”. Essas atividades podem ser fundamental no processo de formação do desenvolvimento e aprendizagem infantil. O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa do brincar para crescer, precisa do jogo como estimulo de equilíbrio para o mundo. São justamente as regras que fazem com que a criança se comporte de forma mais avançada do habitual para sua idade. Os gestos lúdicos encontrados nas atividades recreativas permitem à criança a capacidade de se adaptar a novos desafios, aumentando sua integração física e social, melhora de valores éticos e morais, desbloqueando sua timidez, além de descobrir suas habilidades através da ludicidade, aumentando com isso sua capacidade mental de raciocínio. A recreação traz inúmeros benefícios, fazendo com que todos participem das atividades, sem melindre, além de permitir que haja aprendizagem com as pessoas que estejam envolvidas nas tarefas e desenvolve muitas habilidades como equilíbrio, propriocepção, confiança, , força, atenção, agilidade em tomar decisões e principalmente adquirir bons hábitos na convivência social que é de grande importância na fase infantil, já que ao criar as atividades é importante estar atento ao objetivo, respeitando cada etapa e interferindo quando necessário e ressaltando que as crianças façam observações e explorações para melhor descoberta privilegiando com isso a aprendizagem.

Referências

Piaget J. A linguagem e o pensamento da criança. Lisboa: Moraes, 1973.

Ferreira V. Educação Física, Recreação, Jogos e Desportos. Rio de Janeiro. Sprint. 2003.

Barros CSG. Pontos da Psicologia do Desenvolvimento. 12ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2005

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