FORMAÇÃO DE PALAVRAS ATRAVÉS DE ALFABETO LÚDICO UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO PIBID INTERDISCIPLINAR DA UNIFEV

Autores

  • Adriano Pinheiro Santos JÚNIOR
  • Marisa Mauricio Carrasco DIONISIO

Resumo

Durante as atividades do Pibid Interdisciplinar da UNIFEV na E. E. Profa. Esmeralda Sanches da Rocha, em Votuporanga-SP, percebeu-se que os alunos das salas de recursos especiais tinham dificuldades de alfabetização, leitura e interpretação. No entanto, Andrade (2014) afirma que no Brasil, as dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita atingem cerca de 30% a 40% das crianças do ensino fundamental. Capovilla e Capovilla (2000) consideram que tais dificuldades são causadas por uma multiplicidade de fatores, dentre os quais podem estar questões socioeconômicas, culturais, pedagógicas e de formação de professores. Com relação a esse problema, estudos realizados por Almeida (2012) sugerem que o risco de uma criança apresentar dificuldades na leitura e escrita pode ser reduzido quando instruções sistemáticas, de alta qualidade são fornecidas pelo professor em sala de aula. Assim, o presente trabalho relata uma atividade proposta para alfabetizar de maneira lúdica e divertida, ensinando a formação de sílabas e palavras. Utilizou-se papel cartão para confeccionar o suporte de letras e as letras do alfabeto, sendo vogais e consoantes separadas em cores diferentes. Durante a aula o professor deve expor o quadro alfabético para a sala propondo que o aluno forme sílabas e palavras, movimentando as letras no quadro alfabético. Espera-se que os alunos possam aprimorar seu conhecimento das letras, sílabas e palavras, melhorando sua leitura e interpretação, o que facilitará o entendimento dos conteúdos não só de língua portuguesa, mas também de outras disciplinas da matriz curricular.

Palavras-chave: Leitura e interpretação. Alfabetização. PIBID Interdisciplinar UNIFEV.

Referências

ALMEIDA R.P. Prevenção e remediação das dificuldades de aprendizagem: adaptação do modelo de Resposta à Intervenção numa amostra brasileira [Dissertação de mestrado]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2012.

ANDRADE, ELIZABET M.A. et al . Eficácia de um programa de intervenção fônica para crianças com dificuldades de leitura e escrita. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 31, n. 95, 2014 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? Acesso em 10 out. 2015.

CAPOVILLA A.G.S, CAPOVILLA F.C. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. 2ª ed. São Paulo: Memnon Edições Científicas; 2000.

Downloads