VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E LEI MARIA DA PENHA

Conteúdo do artigo principal

Isadora Manfrinato
Amanda Sétimo de Oliveira
Jenifer Luana Gonçalves

Resumo

A presente pesquisa funda-se na análise dos danos sofridos pela violência doméstica feminina. Como prevenção e punição contra a violência doméstica, foi criada a Lei nº 11.340, titulada Lei Maria da Penha que tende aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos. Como objetivo principal do trabalho tem-se a demonstração de como a violência doméstica interfere na vida psicológica e física da vítima. A metodologia aplicada à pesquisa é realizada pelo método indutivo e a utilização da bibliografia como tipo de pesquisa. Por fim, concluiu-se que a criação da Lei Maria da Penha, foi um grande marco para redução das violências contra a mulher, todavia apesar da criação e dos direitos existentes que asseguram a proteção da integridade física da mulher, os crimes de violência continuam acontecendo e grande parte deles ocorre em razão dos homens acreditarem que exista diferença entre homens e mulheres apenas por causa de gênero.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

______. Lei Maria da Penha. Lei n. 11.340/2006. Coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher. Presidência da República, 2006.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em 20 Out. 2017.

CORTÊS, Iáris Ramalho. MATOS, Myllena Calasans de. Lei Maria da Penha: do papel para a vida. Disponível em: <https://br.boell.org/sites/default/files/leimariadapenhadopapelparaavida_2edicao.pdf>. Acesso em 10 Out. 2017.

CAVALCANTI, S. Violência Doméstica: Análise da Lei “Maria da Penha”, Nº 11.340/06. Salvador: Jus Podium, 2007.

MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais. Disponível em : <http://pt-br.pauloacbj.wikia.com/wiki/Direitos_humanos_fundamentais_(autor:_Moraes,_Alexandre_de)_(fichamento)>. Acesso em 12 Nov. 2017.

MORENO, Renan de Marchi. A eficácia da Lei Maria da Penha. Disponível em: <https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/8757/A-eficacia-da-Lei-Maria-da-Penha>. Acesso em : 23 Out. 2017.

NERY JÚNIOR, Nélson. Princípios do processo civil à luz da Constituição Federal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

ONU Mulheres. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/agencia/onumulheres/>. Acesso em 20 Out. 2017.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e a justiça internacional: um estudo comparativo dos sistemas regionais europeu. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

RESENDE, Roberta. Violência Doméstica - Lei Maria da Penha comentada artigo por artigo. Disponível em <http://www.migalhas.com.br/LaudaLegal/41,MI220046,11049-Violencia+Domestica+Lei+Maria+da+Penha+comentada+artigo+por+artigo>. Acesso 13 Out. 2017.

SANTOS, Barbara Ferreira. Os números da violência contra mulheres no Brasil. Disponível em : <https://exame.abril.com.br/brasil/os-numeros-da-violencia-contra-mulheres-no-brasil/>. Acesso em 12 Out. 2017.

SCHREIBER, H. I. B. Violência de gênero no Brasil Atual. In: Periódico CBFQ – Estudos Feministas. Artigo. 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br- /index.php/ref/article/viewFile/16177/14728>. Acesso em: 29 Set. 2017.