O PADRÃO DE CONSUMO E A TENDÊNCIA SLOW FASHION DA MODA CIRCULAR

Conteúdo do artigo principal

Edson Roberto Bogas Garcia
Larissa Natalli Ferreira
Mariana de Paula Barbarelli
Maria Eduarda Pinheiro Jardim

Resumo

Os conceitos de slow fashion e de moda circular têm provocado uma maior conscientização sobre necessidade de se utilizarem roupas e acessórios deforma a preservar o meio ambiente de maneira consciente. Tendo em vista o crescimento dessas tendências no Brasil, o presente artigo teve como objetivo averiguar a influência da publicidade na veiculação de mensagens capazes de sedimentar a importância de uma prática atenta ao consumo mais responsável. A pesquisa se justifica, já que a indústria fashion se classifica como a segunda mais poluente e o fortalecimento do conceito de sustentabilidade é essencial atualmente. No mundo todo, a fabricação de peças de poliéster, por exemplo, criadas com fibras sintéticas, polui drasticamente o ecossistema quando jogadas no lixo. Uma simples camiseta exige centenas de litros de água para ser produzida. Diante dessa problemática, a slow fashion e a moda circular, atreladas a hábitos de reciclagem, tendem a valorizar a produção de empreendedores preocupados com a qualidade e a durabilidade de seus produtos, respeitando a preservação da natureza. Para tanto, realizou-se uma metodologia básico-aplicada, cuja coleta dedados foi feita com base em leituras de obras pesquisadas na biblioteca física e online da Unifev, bem como em materiais selecionados em bancos dedados de repositórios nacionais online, tais como Scielo, Google Acadêmico, entre outros; portanto, os riscos da investigação foram mínimos. Na pesquisa de campo, analisaram-se duas coleções de moda das empresas Ventana e MNISIS e a veiculação de suas produções em seus sites e no Instagram, defendendo a importância da moda sustentável para o bem-estar dos seus consumidores. Por fim, concluiu-se que a publicidade tem se tornado ferramenta essencial contra o consumo excessivo, despertando um olhar crítico na sociedade para a necessidade de atitudes de maior preservação do planeta.


Palavras-chave: publicidade; slow fashion; moda circular; consumo.

Detalhes do artigo

Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Edson Roberto Bogas Garcia

a