UNIFEV: A NECESSIDADE DO REDESIGN DO LOGOTIPO APÓS 54 ANOS

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Luís Fernando Alves Yasaka
Allan Tadeu Pugliese

Resumo

Devido à idade da marca Unifev - Centro Universitário de Votuporanga, às inúmeras transformações sofridas pela Instituição desde seu nascimento e, até mesmo, ao seu posicionamento de mercado, é natural o questionamento da validade de sua identidade visual. O uso de novas tecnologias e o surgimento de novas mídias demandam uma avaliação da adequação ou não da marca a esses meios. Nesse sentido, torna-se indispensável a atualização da identidade visual para fornecer uma visão de conexão com o futuro e, também, evidenciar a preocupação com o digital e com as mudanças que impulsionam o crescimento da Instituição. Além da tecnologia, existe o público-alvo da Unifev: jovens de 15 a 18 anos, pertencentes a uma geração renovada e diferente das gerações anteriores, chamada de “Geração Z”, cujo número já representa 30% da população e deve crescer mais em importância e influência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é validar se a marca Unifev, pelo viés do “design”, transmite os preceitos citados anteriormente, especificamente, na visão do seu público-alvo, apontando a existência ou não da necessidade de modernização ou “redesign” da marca. Como metodologia, foi realizado, inicialmente, um levantamento bibliográfico como forma de compreender os preceitos de “design” e marca para, em um segundo momento, aplicar uma pesquisa quantitativa em jovens de escolas estaduais da cidade de Votuporanga (SP), a fim de entender a visão deles no que se refere à marca. O público interno da instituição foi excluído, pois não há comunicação comercial direcionada àqueles que já estão matriculados. A pesquisa mostrou que o público-alvo reconhece a marca visual da Unifev, mas não associa seu logotipo à natureza da instituição. Embora transmita confiança, o logotipo causa indiferença em termos de design e falta de representatividade. É necessário melhorar tanto a marca gráfica quanto a comunicação para aumentar a conexão com o público.


Palavras-chave: logotipo; geração z; modernização; público-alvo; Unifev.

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