PROFESSORANDO: UMA PLATAFORMA DE INTERAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Patrícia Salles Maturana de Souza
Rogério Rocha Matarucco
Victor Matarucco Neto

Resumo

giz e papel e, principalmente, devido à pandemia da COVID-19, está se tornando mais tecnológico, utilizando dispositivos eletrônicos. Nessa linha, o presente artigo teve como objetivo envolver educação, comunicação, inovação e tecnologia, por meio da criação de uma plataforma digital em que serão oferecidas aulas particulares de forma remota (síncrona), realizando a conexão e comunicação entre alunos e professores. Com ela, o aluno poderá comprar uma quantidade de créditos, variando de acordo com o plano escolhido, com os quais selecionará as aulas a que tem interesse de assistir. Para que o aluno possa fazer essa seleção, o professor fará uma prévia de sua aula para que o aluno avalie. Para criar o modelo de negócios da plataforma Professorando, as atividades foram divididas por setores usando a metodologia Scrum. Listaram-se as funcionalidades no Product Backlog e priorizaram-se as atividades, como levantamento de requisitos, análise de sistema, implementação, testes e implantação. A metodologia Kanban classificou o projeto em três fases: tarefas a serem feitas, em andamento e concluídas. As ferramentas principais incluem o PowerBi para gestão financeira e o Miro para gestão administrativa. A plataforma foi desenvolvida em PHP com HTML, CSS e JavaScript, e utiliza MySQL para o banco de dados. Com base nas dificuldades dos alunos, surgiu o projeto da plataforma Professorando, cujo modelo de negócios foi desenvolvido com foco em tecnologia, gestão, parcerias e financeiro. Sua criação demonstrou ser uma ferramenta educacional inovadora, beneficiando tanto alunos quanto professores.


Palavras-chave: educação; graduação; interação; tecnologia.

Detalhes do artigo

Seção
ARTIGOS