EXPERIÊNCIA DE COMPRA DA CRIANÇA COM TEA NO SUPERMERCADO: CRIAÇÃO DE UMA ÁREA INCLUSIVA E SOCIÁVEL
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Resumo
O transtorno do espectro do autismo (TEA) é um distúrbio neurológico que afeta a interação social, a comunicação e o comportamento. Nesse contexto, crianças e adolescentes com TEA, geralmente, apresentam dificuldades sensoriais e alimentares e, muitas delas, possuem seletividade alimentar, com restrições sensoriais para a aceitação de novos alimentos. Dessa maneira, embalagens alimentícias desempenham um papel significativo, pois podem influenciar suas preferências alimentares, ajudando a criar uma experiência de compra mais inclusiva e amigável. Tendo em vista essa premissa, o objetivo deste estudo foi analisar como o design e a apresentação de embalagens podem atuar como facilitadores ou barreiras no comportamento alimentar desses indivíduos. A pesquisa foi conduzida por meio de uma combinação de revisão da literatura, com obras entre os anos de 2011 a 2024 e entrevistas com pais e educadores de crianças e adolescentes autistas. Foram aplicados questionários contendo questões fechadas e abertas para identificar padrões e preferências já estabelecidos, permitindo também que os participantes compartilhassem observações e sugestões sobre o que poderia melhorar a experiência de compra para seus filhos. Constatou-se que esses indivíduos têm reações sensoriais específicas a diferentes tipos de embalagem e apresentação de produtos. As características como cores suaves, texturas e simplicidade visual são preferidas, enquanto estímulos brilhantes ou complexos podem desencadear rejeições ou aumentar a aceitação de novos alimentos. Além disso, o estudo identificou quais aspectos das embalagens influenciam a aceitação dos produtos e como a organização das gôndolas pode ser otimizada para facilitar a escolha de produtos de forma independente e confortável para essas crianças e adolescentes. Nesse sentido, foi possível concluir que embalagens específicas e a organização de produtos de maneira a reduzir a sobrecarga sensorial e facilitar a experiência de compra de alimentos por crianças e adolescentes com autismo contribuem para uma experiência mais inclusiva.
Palavras-chave: embalagens; TEA; alimentos.
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Autorização Autor: Título do Trabalho: Autorizo, para os devidos fins, de forma gratuita, a publicação de meu trabalho, acima indicado.