JARDIM SENSORIAL – UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Jardim Sensorial, espaço de lazer no qual as pessoas podem estimular suas percepções, utilizando seus sentidos de forma integrada e, consequentemente promovendo sensibilização e consciência desse ambiente. Este trabalho teve como objetivo utilizar o Jardim Sensorial como ferramenta de educação ambiental. Foram promovidas visitas de estudantes a Jardins Sensoriais localizados em escolas de Educação Básica de Votuporanga, com a finalidade de reconhecer algumas plantas expostas por meio dos sentidos, relacionando esta experiência com outras sensações percebidas anteriormente em suas vidas. Também foi possível o acesso a informações sobre os vegetais observados. Esta visita permitiu que os participantes conhecessem mais sobre a biodiversidade vegetal da região, além de ter aguçado sua curiosidade e capacidade de observação da natureza. Assim, o Jardim Sensorial se constituiu em uma ação relevante, estimulando os visitantes a atuarem de forma ativa no processo ensino-aprendizagem, tendo conseguido despertar sua sensibilidade para as questões ambientais.
Palavras-chave: Jardim Sensorial. Educação Ambiental. Aprendizagem perceptiva.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Autorização Autor: Título do Trabalho: Autorizo, para os devidos fins, de forma gratuita, a publicação de meu trabalho, acima indicado.