O IMPACTO DO MARKETING EM UMA EMPRESA DE AGRONEG´ÓCIO DE VOTUPORANGA-SP.

Conteúdo do artigo principal

Lara Oliveira da Silva
Gabriela Cirqueira
Manoela dos Santos Sanchez

Resumo

O presente trabalho objetiva-se em mostrar como o marketing é de suma importância para um dos setores que mais movimenta a economia de um país: o agronegócio. O marketing se torna uma ferramenta indispensável nesse ramo a partir do momento em que estreita a relação entre empresas e produtores e gera oportunidade de gerar novos negócios. O trabalho busca explorar a fundamentação do conceito e aplicação do marketing e seus métodos com o intuito de demonstrar de forma objetiva como ações certeiras dentro de uma empresa podem alavancar seu negócio. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica na busca de trabalhar o conceito e um estudo de caso focado em marketing dentro do agronegócio. A partir da metodologia aplicada neste trabalho, em que a empresa Alpha Nutri, muito conceituada no mercado de agronegócio, por estar sempre visando a alta qualidade de seus produtos, e priorizando acessibilidade e satisfação para seus consumidores. Através da aplicação do marketing, notaram-se grandes oportunidades de crescimento para empresa e para seus consumidores, obtendo em paralelo um nítido crescimento por meio de parcerias que foram realizadas com produtores rurais e cooperativas, com intuito de expandir seu negócio nas regiões e estados em que atua. Pode - se concluir que o marketing foi uma ferramenta essencial para a empresa Alpha Nutri obter maior produtividade, rentabilidade e atrai parcerias fortes com empresas fornecedoras, confirmando a estratégia bem desenvolvida no agronegócio. Após a implementação do marketing a empresa Alpha Nutri notou um crescimento de 40% de suas vendas, e também foi perceptível de que a maioria era de clientes novos.


Palavras-chave: Negócio. Marketing. Agronegócio.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS