A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS SURDOS

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Isabela Rodrigues Dos Santos
Lucia Helena Menoia Da Silva

Resumo

O presente artigo está relacionado com o estudo sobre o ensino de matemática para alunos com surdez, tendo como objetivo analisar a realidade do aluno surdo em sala de aula no ensino de matemática, de acordo com a realidade brasileira na questão de seu aprendizado. O aluno surdo possui vários desafios que irão ser abordados no decorrer do artigo e por meio do mesmo garantir uma oportunidade de atenção para o desenvolvimento escolar e pessoal. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, baseada em leituras pertinentes de obras presentes em artigos, legislações vigentes e pesquisa bibliográfica. É apresentado a importância da relação entre o professor, aluno, surdo e intérprete, fluência em libras e cultura surda, além do ensino matemático, que em suma apresenta características que geram dificuldades em sua interpretação e assimilação, por possuírem códigos, formas de contagem e sistemas numéricos que por muitas vezes são expostos e assimilados de formas diferentes, principalmente em sua representação de sinais na Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). É apontado sobre os aspectos do ensino de matemática para surdos dentro do âmbito educacional com o acompanhamento do intérprete na mediação do conteúdo entre o professor e aluno surdo, além das identidades surdas que a compõem. Assim, com esse trabalho conclui-se que é direito de
cada criança ter acesso à educação, principalmente o aluno com surdez, será apontado o trabalho do docente juntamente com a escola para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.


 
Palavras-chave: Professor. Surdez. Matemática.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS