ATIVIDADES DESPORIVAS DESENVOLVIDAS PELO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA, BENEFÍCIOS DO FUTSAL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA AO ADOLESCENTE

Conteúdo do artigo principal

Aldney Donizete CARVALHO
Gustavo Santos ROCO
Valter Mariano dos SANTOS JUNIOR

Resumo

O Futsal é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras e muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas. A fase escolar em que a prática do esporte geralmente é iniciada constitui uma fase da vida em que a criança e ao adolescente estão passando por amadurecimento tanto no sentido biológico, quanto no psicológico e no social. O cuidado com o modo pelo qual o esporte é ensinado faz-se extremamente importante, cabendo ao professor de Educação Física ficar atento a essas questões. Diante destas perspectivas, fica claro que o esporte não deve ser trabalhado como referencial de competição e rendimento, e assim não cause prejuízos à criança. A criança mantém uma relação com o esporte muito mais afetiva e prazerosa do que eficiente e utilitária. É possível concluir que o futsal é uma ótima ferramenta para os professores nas aulas de Educação Física, visto que permite a exploração de diversas possibilidades de acordo com os objetivos a serem alcançados. Para orientar um processo de ensino/aprendizagem dos esportes deve-se ter como pensamento que a atividade esportiva por si só não educa, os seus efeitos educativos dependem da situação na qual se cria especialmente em relação aos aspectos de interação-social ao clima afetivo, emocional e motivacional existentes. Os profissionais de educação física deverão ter um conhecimento aprofundado ou até mesmo uma vivencia prática no ramo do Futsal, é de extrema importância possuir uma ampla gama de conhecimentos respeito do grupo com qual se trabalhará, sua faixa etária, suas limitações.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

VOSER, Rogério da Cunha. Iniciação ao Futsal. 2 ed. Canoas: ULBRA, 1999.

MUTTI, Daniel. Futsal: da Iniciação ao alto nível. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2003.