CONSELHOS TUTELARES: ESBOÇO HISTÓRICO, CARACTERÍSTICAS, ATRIBUIÇÕES E A NECESSIDADE DE UMA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL ATUALIZADA

Conteúdo do artigo principal

Bruno César da Silva
Wilson Francisco Wilson Francisco Domingues

Resumo

Este artigo analisa, de acordo com o disposto no ECA, a missão institucional dos Conselhos Tutelares e verifica que para o bom desempenho desta tais Conselhos devem ser criados e bem estruturados por uma legislação municipal de qualidade que, constantemente, deve ser revista e atualizada, em especial depois da vigência da Lei n. 12.696/2012 que trouxe importantes alterações ao Estatuto e impôs novas regras gerais que, necessariamente, precisam ser seguidas por todos os Municípios do país a partir do final de 2015. O objetivo deste trabalho é destacar o papel, de extrema importância, desempenhado pelos Conselhos Tutelares no âmbito municipal, dentro da estrutura de funcionamento do sistema nacional de proteção à infância e juventude. O método utilizado é o dialético, comparando-se entendimentos, discutindo-se as problemáticas envolvidas e ao final apresentando soluções para as questões de interesse público relacionadas às mudanças introduzidas por esta referida lei federal.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Wilson Francisco Wilson Francisco Domingues

Advogado e Professor Universitário do Curso de Direito do Centro Universitário de Votuporanga-SP - UNIFEV. Especialista em Direito Público. Mestre em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Instituição Toledo de Ensino (ITE) de Bauru.