ANÁLISE SEMIÓTICA DAS FOTOGRAFIAS DE OLIVIERO TOSCANI

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Fernanda Rufino
Beatriz Sant’ana Destro
Brendow Henrique Barbosa Cavalini
Eliézer Madureira Garcia
Ludimila Engles Meneghini
André Teruya Eichemberg

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar, com base em referências literárias sobre o tema, duas fotografias do polêmico fotógrafo e publicitário italiano Oliviero Toscani, especificamente da campanha produzida para a marca de roupas Benetton, que está presente no livro de sua autoria “A publicidade é um cadáver que nos sorri”. Suas obras têm diversas interpretações chocantes que provocam o ser humano e, neste artigo, recorremos à semiótica para verificar melhor algumas delas. Com base na literatura e nas análises realizadas, concluiu-se que, às vezes, uma campanha publicitária precisa ir além do comum e do já esperado. A fotografia, nesse sentido, pode proporcionar uma leitura mais aprofundada e necessária de uma marca, produto ou serviço.

Detalhes do artigo

Seção
ARTIGOS