A VISIBILIDADE QUEER NA PUBLICIDADE DA AVON

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Alessandra Trindade Omori
Luana de Almeida Muniz
Pedro Basso Morelli
Edson Roberto Bogas Garcia

Resumo

A cultura Queer, movimento surgido a partir dos anos 90, tem como características sua perspectiva de oposição e de contestação à heteronormatividade, bem como o estabelecimento de uma crítica à normalização e à estabilidade propostas pela política de identidade de gênero. Tendo em vista esse preâmbulo, o objetivo do trabalho foi averiguar a importância da produção publicitária nas mídias sociais na promoção e no combate ao preconceito relacionado à cultura Queer. A pesquisa se justificou, tendo em vista que, atualmente, a publicidade tem procurado trazer ao cenário midiático uma diversidade de personagens pertencentes a um nicho social minoritário, no sentido de incluir todos os públicos no mercado, principalmente da moda. Para a realização da investigação, a metodologia utilizada foi básico-aplicada, observando e analisando resultados obtidos que partem de uma revisão literária sobre o assunto em artigos e livros de autores que estudaram sobre a cultura Queer, publicidade e moda, bem como um estudo de caso de uma campanha publicitária da marca Avon. Nela, verificou-se que a empresa dá voz às pessoas que sofrem preconceito por causa da adoção de preceitos relacionados ao gênero, permitindo que possam falar sobre os seus sentimentos, frustações e conquistas, com o intuito de transmitir uma mensagem positiva para quem também sofre com o desrespeito tão arraigado na sociedade. Dessa forma, pôde concluir, que, com o crescimento do público Queer, a adoção de estratégias publicitárias para esse público-alvo contribui para o combate ao preconceito.

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