LÉXICOS AFETIVOS NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DO ROTEIRO DE 13 REASON WHY DA NETFLIX

Autores

  • Altair Eduardo de Carvalho Unifev - Centro Universitário de Votuporanga
  • Cleber Pirani de Oliveira Unifev - Centro Universitário de Votuporanga
  • Emerson Luiz Lopes da Silva Unifev - Centro Universitário de Votuporanga
  • Isis Madi Borges Unifev - Centro Universitário de Votuporanga
  • Edson Roberto Bogas Garcia Unifev - Centro Universitário de Votuporanga

Resumo

A linguagem escrita pode influenciar a criação de um roteiro para produção audiovisual de diferentes maneiras. Ela é capaz de transmitir emoções, despertando sensações no espectador, por meio de seu arranjo linguístico. Isso pode instigar a escolha das cenas e a forma como são apresentadas, sendo mais impactantes e estimulando a curiosidade do público. Nesse sentido, a Análise de Sentimento, área de estudos que busca captar os sentimentos, emoções e opiniões contidos em documentos escritos, é fundamental nesse processo. Tendo em vista essa
proposição, o presente artigo teve como objetivo investigar a seleção lexical contida nos roteiros do episódio final de cada uma das quatro temporadas da série 13 Reasons Why, da Netflix, tentando verificar os itens lexicais positivos, negativos e neutros, com o fito de averiguar sua importância no processo de elaboração de uma mensagem. Ele se justifica, tendo em vista que, atualmente, as produções audiovisuais têm uma presença muito forte no cotidiano da sociedade, pois, na maioria dos
casos em que uma delas é anunciada, seja em formato de filme ou série, há uma certa expectativa para o produto final. Sendo assim, surge um
questionamento de como essa produção tem todo esse poder de
prender a atenção do espectador e convencê-lo a comprar a versão final
daquela demonstração. A pesquisa, hipotético-dedutiva, com análise
qualiquantitativa de dados, foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, com investigações em repositórios nacionais de livros, artigos científicos e monografias. Sua escolha se baseia no fato da necessidade de estabelecer um arcabouço teórico consistente, no sentido de associar a linguagem escrita ao contexto audiovisual. No estudo de caso proposto, ao
utilizar o programa SentiLex-PT, uma base de dados que armazena itens
lexicais afetivos, notou-se uma presença significativamente maior de
unidades lexicais negativas nos roteiros, o que demonstra como os sentimentos negativos são explorados a fim de transmitir um conteúdo que aborda temas polêmicos, como bullying, depressão e suicídio.

Palavras-chave: análise de sentimento; léxicos afetivos; linguagem escrita.

Biografia do Autor

  • Edson Roberto Bogas Garcia, Unifev - Centro Universitário de Votuporanga

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Publicado

2025-01-28

Edição

Seção

ARTIGOS