O SOM DAS MARCAS: SOUND BRANDING DA NETFLIX E FESTIVAL TUDUM

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Aline Moreira Bençal
Fábio de Oliveira Dias
Lucas Oliveira de Souza
Aleph Teruya Eichemberg

Resumo

Para chegar ao consumidor, as empresas utilizam as mais diversas estratégias para convencer o público e gerar valor. Tais táticas se expressam, tanto por meio da linguagem verbal ou escrita quanto pela linguagem audiovisual ou sensorial. Dentro dessa ampla gama de estratégias, o som ocupa um lugar importante, mesmo que, muitas vezes, pareça imperceptível dentre os outros elementos que compõem o anúncio. A partir dessa proposição, o objetivo do artigo é investigar as facetas que o som pode aderir quando usados dentro do branding da marca, gerando valor à empresa e atrelando-a a memória do cliente. A pesquisa se justifica pela versatilidade que o som possui ao ser usado no sound branding e seu poder de se aproximar do público-alvo de forma sutil e sensorial. A metodologia utilizada foi uma revisão literária acerca do assunto em Guerra (2013), Gusatti (2016), Paludo (2015), Farias (2017) e outros autores. Além disso, realizaram-se estudos de caso com a empresa de streaming Netflix, devido ao posicionamento da marca e ao festival Tudum, evento realizado no Brasil, nomeado a partir da fonética da marca sonora da empresa.  No estudo, pôde-se observar a versatilidade que o som apresenta, adaptando-se e conservando a mesma estrutura sonora, permitindo à marca funcionar em unidade e se tornar reconhecida com facilidade. A Netflix, ao apresentar sua assinatura sonora “tudum”, repetidas vezes, em suas peças publicitárias e dentro do próprio serviço de streaming, fixou-se na mente e conquistou seus usuários. Assim, concluiu-se que a tática de usos sonoros dentro de uma marca traz resultados favoráveis a memorização, identificação e relacionamento da marca a seus consumidores, se mostrando um grande campo a ser explorado.

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ARTIGOS