CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE MARKETING DE BOCA A BOCA NA ERA DIGITAL

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Arthur Felipe Romancini
Emilly Fernanda De Freitas Barbera
Vanessa Mara Pagliarani Zeitune

Resumo

Um conteúdo eficaz vai além das simples postagens em um meio digital e envolve uma estratégia de marca bem definida, com um propósito claro. Ao estabelecer esse objetivo corporativo e alinhá-lo às necessidades dos
usuários, o conteúdo ganha significado e relevância. A partir disso, o presente artigo teve como objetivo analisar a importância da criação de estratégia de marketing de boca a boca digital, com o fito de impulsionar negócios. Justifica-se tal proposição, já que se considera essencial entender esse processo, por meio de uma abordagem estruturada, no sentido de capturar a atenção do público e apresentar o propósito da marca, demonstrando a sua relevância, destacando como ela se relaciona com as necessidades e desejos dos usuários. Para tanto, realizou-se uma
pesquisa bibliográfica sobre o marketing boca a boca no meio digital, com o intuito de constatar se essa estratégia tem se tornado relevante na era da internet. Realizaram-se, além disso, dois estudos de caso de influencers digitais que promoveram o marketing boca a boca, com perspectivas divergentes. Uma delas com êxito e a outra com resultado negativo. Concluiu-se que esse tipo de marketing é capaz de influenciar significativamente o comportamento do consumidor e suas decisões de compra. Ademais, nele, as recomendações e avaliações de usuários têm peso maior do que as publicidades tradicionais. Utilizá-la, de forma efetiva, pode ser uma vantagem competitiva para as empresas. Verificou, além disso, que o ambiente digital é influenciado por criadores de conteúdo que detêm o poder de moldar tendências e padrões sociais. No entanto, é fundamental realizar um marketing consciente, considerando, tanto o público-alvo quanto a identidade da marca para evitar feedbacks negativos e salvaguardar a reputação do produto, marca ou serviço.


Palavras-chave: boca a boca; consumidor; digital; marca.

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