MARKETING INCLUSIVO E O INVESTIMENTO EM CAMPANHAS PARA MINORIAS PRETAS, PCDs e LGBTQIAPN+

Conteúdo do artigo principal

Bárbara Pádua Marques de Souza
Lucas Salis Bafoni
Vitor Naoki Okano
Edson Roberto Bogas Garcia

Resumo

A importância dos investimentos publicitários em minorias está intrinsecamente ligada ao conceito de cidades inclusivas, o qual abraça grupos historicamente excluídos da sociedade, refletindo conceitos similares as postulados pelas mídias sociais nos dias de hoje. Essa abordagem sustenta que, ao incluir minorias marginalizadas, oferecendo-lhes aceitação, todos colhem benefícios. A partir dessa constatação, o presente artigo almejou analisar como as agências publicitárias no Brasil têm planejado as campanhas de seus clientes voltadas para esse público, visando à lucratividade em suas produções. Nessa perspectiva, entende-se que investir em publicidades para esse nicho, representa uma poderosa ferramenta para promover decisão socialmente responsável, bem como uma estratégia lucrativa para essas empresas. A pesquisa adotou uma metodologia que emprega raciocínio indutivo, permitindo uma compreensão mais ampla do comportamento dessas agências brasileiras em relação a campanhas para minorias. Ademais, realizou-se uma análise qualitativa, com respaldo em pesquisas bibliográficas, a partir da leitura de livros, artigos e monografias. Além disso, foi realizado um estudo de caso do Banco Will, que se destacou por trazer à luz a história de uma mulher preta e trans, originária do estado de Alagoas, para ser o rosto de sua campanha, bem como a linha de roupas da marca Tommy Hilfiger, voltada para pessoas com deficiência a fim de trazer maior visibilidade para aa causa e para a marca. Portanto, a análise realizada neste artigo mostra
que ao envolver grupos historicamente marginalizados, as agências publicitárias não apenas promovem uma decisão socialmente responsável, mas também aumentam sua base de consumidores e fortalecem suas marcas.


Palavras-chave: campanhas; lucratividade; minorias; publicidade.

Detalhes do artigo

Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Edson Roberto Bogas Garcia, Unifev - Centro Universitário de Votuporanga

a