COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: IMPACTOS E DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

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Camily Borim Oliveira
Vitor Freitas Chaves
Vanessa de Castro Gomes Araújo

Resumo

No contexto em que as inteligências artificiais demonstram sua habilidade em processar dados em larga escala e segmentar mensagens, é crucial destacar o papel das inovações e adaptações contínuas. A partir dessa proposição, este estudo buscou compreender o impacto da inteligência artificial (IA) na comunicação publicitária, analisando seus benefícios e malefícios e a sua capacidade para enfrentar desafios no setor. A justificativa se baseia no fato de que o mercado publicitário precisa se destacar frente às IAs, devido à crescente automação e personalização das interações com o público. A abordagem metodológica adotada visou a compreender como a comunicação publicitária enfrentou os desafios da IA, de forma qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica, com a leitura de livros, artigos, dissertações e teses de repositórios nacionais. Além disso, realizou-se um estudo de caso, tomando como base as campanhas publicitárias de lançamento do Apple Vision Pro, uma nova geração de óculos inteligentes e da nova versão da Kombi, da marca Volkswagen, ambas destacam como a inteligência artificial tem impactado
e desafiado o cenário publicitário. Percebeu-se, na investigação, a importância de compreender como a inteligência artificial pode integrar o mercado e como sua autonomia representa uma base de dados que pode auxiliar a elaboração de campanhas publicitárias, mas que ainda carece
de um desenvolvimento, no sentido de aliar seu mecanismo de coleta de dados à percepção dos problemas de mercado atuais, para permitir enfrentar e superar as constantes incertezas do mercado publicitário.


Palavras-chave: comunicação publicitária; inteligência artificial; inovação.

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ARTIGOS